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Festas de 12 e 13 de junho no concelho de Lisboa permitiram ao setor da hotelaria e das atividades turísticas, em específico, faturar mais 75% do que nos Santos Populares do ano passado.

As festas dos Santos Populares em Lisboa este ano tiveram um impacto positivo na economia da cidade. De acordo com o Reduniq Insights, a faturação dos negócios na noite de Santo António, de 12 para 13 de junho, registou um aumento de 14% em comparação com os mesmos dias no ano passado.

O relatório realizado pela UNICRE, que avalia a evolução do desempenho do comércio através das transações por cartão, indica que a faturação nacional teve o crescimento mais expressivo (18%) face ao período homólogo, enquanto a faturação estrangeira aumentou 7%.

Na noite de Santo António, o setor da hotelaria e das atividades turísticas foi o que mais se destacou no crescimento do número de transações, com uma subida de 75% relativamente ao ano passado. Aqui, as transações de origem estrangeiras aumentaram 51%, mas as nacionais dispararam 121%.

Seguiram-se os setores dos cabeleireiros e gasolineiras, com crescimentos homólogos de 36% e 34%, respetivamente, e depois o retalho alimentar tradicional (22%) e a restauração (18%). O destaque vai, porém, para o aumento de 150% da faturação estrangeira no setor da saúde, segundo o Reduniq Insights.

Estados Unidos (21% do volume total), Irlanda (14%), Reino Unido (9%), Brasil e França (7% cada) foram os principais mercados responsáveis pela faturação estrangeira nos dias 12 e 13 de junho. Destes cinco países, a Irlanda (16%) foi o que cresceu mais em faturação em relação a 2023, seguida dos EUA (12%), Brasil (11%) e Reino Unido (7%).