
“A adesão de novas formas de pagamento tem sido um fator crucial para aumentar a competitividade das PME”, admite Tiago Oom
A evolução tecnológica e a mudança no comportamento dos consumidores têm impulsionado uma transformação significativa no setor dos pagamentos, que se reflete em novas formas de pagamento, como os sistemas contactless e as carteiras digitais, e na crescente adoção de soluções como o “buy now, pay later”.

Contas do Carnaval “sambaram” mais na Madeira, Algarve e no Oeste
O Funchal surge à cabeça dos concelhos que mais faturaram neste Carnaval, com 44% do total. Foi ainda o que teve mais turistas estrangeiros do país.

Portugueses aderem cada vez mais aos pagamentos "buy now pay later"
O BNPL cresceu 18% num só ano a nível global e prevê-se que continue a crescer 9% ao ano. Em Portugal, Klarna e UNICRE confirmam a tendência, impulsionada pela conveniência do modelo para os consumidores. Ao risco de sobre-endividamento, a UE responde com novas normas a partir de 2026.

Portugal vive a “democratização” do PIX para pagamentos
O aviso sonoro nos autofalantes do El Corte Inglés informa quem por ventura ainda não saiba que é possível fazer compras e pagar com PIX. O método de pagamento mais popular do Brasil está disponível tanto na unidade de Lisboa da cadeia de lojas espanhola quanto na de Vila Nova de Gaia, no Porto, há exatamente um mês.

O futuro do atendimento ao cliente: a importância da humanização na era da digitalização
Nos últimos anos, o atendimento ao cliente tem atravessado uma transformação profunda, impulsionada pela rápida digitalização e pela adaptação, inevitável, das empresas a um contexto pós-pandémico. O setor financeiro, tradicionalmente associado à confiança e proximidade, não ficou incólume perante estas mudanças e, embora os avanços tecnológicos tenham proporcionado eficiência e conveniência, há um consenso crescente de que se perdeu um elemento essencial pelo caminho: a humanização.

Novos perfis de crédito e como estes impactam o setor financeiro
Os últimos anos têm sido marcados por uma transformação no mundo dos pagamentos, nomeadamente no que concerne aos perfis de crédito. Esta mudança tem sido impulsionada por fatores sociais, económicos e digitais, dos quais são exemplo as mudanças no comportamento dos consumidores, o atual panorama económico, bem como os avanços tecnológicos e a crescente digitalização das operações.

O futuro do UX/UI: Tendências de 2025 que já estão a transformar o presente
Em 2025, a preocupação com o UX/UI design será mais forte do que nunca, tornando-se uma prioridade para as empresas. A experiência do utilizador será o ponto central, com foco não só na melhoria e simplificação do seu dia a dia, mas também na criação de conexões emocionais. São estas experiências diferenciadoras, que nos irão permitir conquistar e fidelizar clientes num mercado cada vez mais competitivo, onde cada detalhe conta.

Convite a um mergulho nas profundezas da cibersegurança dos pagamentos
Pensar o setor dos pagamentos sem cibersegurança é o mesmo que fazer mergulho livre e entrar em apneia, sem preparação para regressar à superfície. No primeiro momento a experiência do “click sem pensar” é plena, mas no segundo momento, por falta de preparação e proteção, há uma forte probabilidade de ocorrer um incidente grave, com impactos reputacionais e financeiros.

Black Month impulsiona o comércio em Portugal com um crescimento de 16% na faturação
O período promocional do Black Month de 2024 consolidou-se como um momento crucial para o comércio em Portugal, apresentando um crescimento significativo de 16,2% na faturação em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com o relatório REDUNIQ Insights.
Esta análise abrange as transações realizadas entre 1 de novembro e 2 de dezembro, incluindo os dias de maior destaque, como a Black Friday e a Cyber Monday.

Marketplace: entre os desafios e a redefinição de e-commerce
Um Marketplace é uma plataforma que funciona como um “centro comercial online”, onde se encontram vendedores independentes e compradores. Um Marketplace é, na prática, um intermediário.
Abordar os desafios, o impacto específico nos modelos de distribuição, o potencial na exportação ou a especificidade dos meios de pagamentos, seriam todos tópicos de profícuo desenvolvimento. O facto de ter estado recentemente na receção de um prémio de inovação da ACEPI com o caso de uso “e-marketplace em hotelaria”, com o parceiro E-GDS, motivou este artigo. Há claramente muita proficiência de muitos agentes, mas ainda muito mais “mundo por explorar”.

50 anos a democratizar a sociedade e o setor dos pagamentos
A tecnologia, especialmente a inteligência artificial, promete transformar a indústria de pagamentos, enquanto as mudanças nas preferências dos consumidores, como o aumento dos criptoativos e a popularidade do “Buy Now Pay Later”, indicam uma nova dinâmica na perceção do dinheiro.
O ano corrente marca os 50 anos da conquista da democracia em Portugal, uma vitória histórica para o país, que, não só inaugurou uma nova era de liberdade para a sociedade, como também abriu as portas a uma revolução de ideias e procedimentos.

VetBizz Consulting: ao serviço do setor veterinário
Criada em janeiro de 2012, a VetBizz Consulting surge com o objetivo de dar resposta às lacunas de gestão dos Centros de Atendimento Médico-Veterinários (CAMV). A gestão “não era vista como prioritária nos centros e hoje a VetBizz orgulha-se de ser o principal ‘embaixador’ da gestão veterinária em Portugal”, afirma Dilen Ratanji, CEO da VetBizz Consulting. E prossegue: “A VetBizz Consulting é a primeira e única empresa no mercado a prestar serviços de consultoria de gestão estratégica em exclusivo a centros de atendimento médico-veterinários. Adicionalmente, desenvolveu e comercializa um software veterinário, de gestão clínica e faturação, que em apenas seis anos se tornou num dos líderes de mercado.”