Artigo Unicre.
Acredito que, no mundo empresarial atual, o sucesso vai muito para além dos lucros. Não só as empresas têm percebido, ao longo dos anos, o impacto que temas como a sua reputação podem ter no seu negócio, como também é cada vez mais claro que os negócios têm um papel crucial na construção de um futuro mais sustentável e responsável. Paul Polman disse há uns anos que “Business cannot succeed in societies that fail” (Os negócios não podem ter sucesso em sociedades que falham) e, para mim, esta frase resume a importância do ESG (Environmental, Social, and Governance), um conjunto de critérios que avalia o desempenho das organizações em três pilares – ambiental, social e governança.
O ESG não deve ser apenas um conjunto de critérios regulamentares, mas sim uma mudança estrutural, uma filosofia que avalia como as empresas atuam em temas ambientais, sociais e de governança. Resumindo, é uma forma de gerir negócios que tem em conta o impacto no planeta e nas pessoas.
O pilar Ambiental (E) trata da gestão eficiente dos recursos naturais, redução de emissões de carbono e uso de energia sustentável. No S (Social), o foco está nas relações com os colaboradores e a comunidade – temas como as condições de trabalho, direitos humanos, igualdade de género, diversidade e inclusão ganham aqui destaque. Finalmente, em Governança (G), olhamos para tópicos como liderança ética, transparência e políticas anticorrupção.
ESG: Apenas um Custo?
No início do meu percurso em ESG, confesso que me questionei se o ESG seria apenas mais um custo para as empresas. Existe uma perceção no mercado que este caminho é totalmente inacessível a empresas menores, ou com menor capacidade de investimento, porque não se reconhece claramente o benefício desta mudança. Mas, ao detalhar o tema, e percebendo que a jornada deve ser feita à medida de cada negócio, a minha resposta é claramente que não, o ESG não é só um custo. Implementar práticas ESG não tem de representar custos adicionais em empresas de menor dimensão, e traz múltiplos benefícios.