1974

No dia 17 de Abril é assinada a escritura de constituição da UNICRE. Com um capital social de dezoito mil contos, o primeiro grupo de acionistas foi constituído pelos Bancos Totta & Açores, Borges e Irmão, Espírito Santo, Fonsecas e Burnay, Nacional Ultramarino e Português do Atlântico.  

Emissão dos primeiros Cartões UNIBANCO, sob a marca MasterCharge/Interbank, nas modalidades individual e empresa.

1979

O Cartão UNIBANCO adota uma nova imagem, baseada nas cores nacionais, na sequência de disposições legais, que proibiam a utilização dos cartões portugueses no estrangeiro e, consequentemente, a associação aos sistemas de pagamento internacionais. 

A UNICRE é autorizada a negociar contratos de representação com os sistemas internacionais de pagamento: American Express, Carte Blanche e Diner’s Club International.

1982

São emitidos os primeiros cartões UNIBANCO sob o sistema de pagamentos VISA (utilização apenas em Portugal).

1983

Inauguração do Edifício Sede da UNICRE, na Av. António Augusto de Aguiar, em Lisboa.

Sede Unicre Antiga

1984

O Cartão UNIBANCO passa a ser o único cartão de crédito emitido em Portugal.

1986

A Redunicre inicia a aceitação nos estabelecimentos comerciais do primeiro cartão de débito emitido em Portugal, o Cartão Totta Gold. 

A 31 de Maio, os cartões UNIBANCO são autorizados a retomar a emissão com validade internacional, iniciando-se o pagamento de despesas no estrangeiro, sem limitações.

1990

Em Abril, a Redunicre instala os primeiros Terminais Electrónicos de Pagamento nos estabelecimentos comerciais nacionais.

1991

É emitido o primeiro cartão UNIBANCO Gold.

1997

Numa operação conjunta da Visa International e da UNICRE é lançada  uma das maiores campanhas de sempre de promoção de Portugal como destino turístico (“Portugal Welcomes Visa”) e de incentivo ao uso dos cartões pelos turistas estrangeiros, nos comerciantes nacionais. 

1998

Pela primeira vez, o total das transacções com cartões através da UNICRE ultrapassou o milhar de milhões de contos. Também pela primeira vez, o número de transacções ultrapassou os 100 milhões.

2000

Lançamento do primeiro cartão de crédito para utilização exclusiva em compras na Internet (UNIBANCO Net Net).

Renovação da imagem do UNIBANCO, com alteração das linhas de comunicação e da imagem dos cartões. A marca UNIBANCO passa a estar presente sempre no prefixo de todos os produtos e serviços e reforço a comunicação dos seus valores: Progresso, Bem-Estar e Proximidade.  

2001

A 1 de Janeiro, como corolário do trabalho desenvolvido no âmbito de uma das maiores operações da história dos serviços da UNICRE, concretizou-se com enorme sucesso a aceitação plena dos pagamentos na nova unidade monetária europeia: o Euro.

2005

Alteração da denominação da empresa e do seu objecto social: transformação da UNICRE em IFIC – Instituição Financeira de Crédito, com actividade enquadrada nos termos definidos pelo Dec.- Lei nº 188/2002 e pelo Regime Geral das Instituições Financeiras de Crédito e Sociedades Financeiras.

Esta transformação determinou um aumento do capital social para o montante de 10.000.000 de euros. 

2006

Início da instalação de uma nova solução de pagamentos seguros na internet para comerciantes – implementação do protocolo 3D Secure – Verified by Visa.

Inicia-se o desenvolvimento de múltiplas parcerias comerciais que possibilitam aos Clientes UNIBANCO a compra de produtos com pagamento em prestações e entrega gratuita em casa.

Nos sistemas de informação e de gestão internos da UNICRE, iniciou-se a preparação para a aceitação do cartão V-Pay, cartão de débito chip and pin desenhado pela Visa International para o espaço SEPA (Single European Payment Area). 

2007

Iniciou-se o serviço UNIBANCO Viagens on-line para Clientes particulares e empresa.

Lançamento do cartão Credivisão, em parceria com a rede de lojas Optivisão. Pela primeira vez um cartão de crédito possibilita ao Cliente a fragmentação do crédito, sem juros, no ponto de venda e no momento da transacção, através de uma solução tecnológica inovadora, desenvolvida pela Redunicre.

Lançamento do primeiro cartão Distribution Card Visa na Europa, um sistema de pagamentos para o setor da distribuição.

Lançamento do projecto piloto do serviço Dynamic Currency Conversion em comerciantes de referência do sector Travel & Entertainment. 

Lançamento dos serviços on-line para comerciantes que incluem a possibilidade de adesão on-line e o acesso à plataforma de homebanking.

2008

Criação do cartão UNIBANCO Advantage: emitido em parceria, é um cartão multifuncional, que associa benefícios gerais e vantagens específicas nas compras efectuadas nas lojas dos comerciantes aderentes, e incorpora uma vertente de crédito flexível. 

2009

Lançamento do cartão Unibanco Life e do cartão Unibanco Atitude, o primeiro cartão do mundo com o conceito ECO-nómico.

Início da aceitação de pagamentos dos cartões do sistema de pagamentos Discover nos comerciantes aderentes à Redunicre.

Disponibilização da “Solução de Pagamentos Integrados” especifica para o sector da Hotelaria. Esta solução permite que o cliente do hotel use todos os serviços apresentando o cartão de pagamento apenas no “check in“.

2010

Lançamento do piloto com tecnologia Contactless.

Instalação dos primeiros terminais Tax Free Service.

Inicio do projecto piloto para pagamentos nos Parques de Estacionamento. 

Lançamento do cartão Distribuição Recheio e do cartão UNIBANCO Gift, o primeiro cartão presente que pode ser usado em mais de 350.000 estabelecimentos. 

2011

Lançamento da nova imagem institucional da UNICRE (primeira renovação da imagem em 37 anos).  Lançamento da linha de crédito pessoal “U Crédito”. As soluções Redunicre são incorporadas nas portagens das auto-estradas.

Implementação da solução da Redunicre para aceitação de pagamentos via smartphones e tablets PC. 

Antigo logo unicre

2012

Lançamento do cartão Alegria, uma parceria entre a UNICRE e a Fundação do Gil.

Lançamento da solução Redunicre@Payments.

2013

Lançamento do projecto UNICRE Contactless (vertentes comerciantes e cartões).

2014

Lançamento da nova campanha de comunicação do UNIBANCO: “Unibanco pelo sim, pelo sim”. 

2015

Lançamento da nova campanha de comunicação dos cartões UNIBANCO “Este é o momento”. 

Assinatura do Protocolo com a China UnionPay, o qual permitirá a aceitação dos respectivos cartões nos comerciantes aderentes à Redunicre.  

2016

Lançamento do cartão TAP FLY+.

Lançamento do cartão pré-pago Shopping Lovers, em parceria com a Multi Mall Management.

A Redunicre passa a ter em todos os seus terminais o serviço de Conversão de Moeda (DCC).

UNIBANCO ganha prémio “Marca Melhor Reputação  2016” na categoria de Instituições Financeiras (prémios Marktest).

Lançamento do novo site “redunicre.pt” e início da publicação de uma Newsletter para os comerciantes da Redunicre.

Lançamento do site Redunicre
Prémio Marca Unibanco Melhor Reputação 2016

2017

UNIBANCO lança campanha de comunicação “Unibanco, Melhor que Único” 

Unibanco Campanha - Melhor que único

Redunicre, em parceria com a Diners, inicia a aceitação dos cartões da marca ELO (Brasil), nos comerciantes nacionais 

Lançamento de novos serviços UNIBANCO, destinados ao setor das agências de viagens e
dos operadores turísticos – VPS (Virtual Payments Solution) e o BSPayments.

São introduzidas quatro línguas adicionais nos indentificadores dos estabelecimentos aderentes à Redunicre – Inglês, Francês, Japonês e Chinês.

O serviço MBWay passou a estar disponível para os clientes UNIBANCO.

Os cartões de crédito UNIBANCO passam a ser aceites nos comerciantes da rede MB (Only).

2018

Lançamento da nova linha de comunicação do UNIBANCO – maior associação da marca ao dia-a-dia das pessoas, demonstrando a flexibilidade dos cartões de crédito e do crédito pessoal e criando ligações mais fortes através de conteúdos digitais.

Chat UNIBANCO ganha o 1º Prémio dos “Troféus Contact Center 2018”.

Implementação a nível interno do programa de desenvolvimento de competências “The Link”, com o objetivo de fortalecer a ligação entre todos os colaboradores e fomentar a construção de sinergias, otimizando as relações interpessoais e garantindo a obtenção de resultados.

2019

Cartão UNIBANCO Atitude recebe prémio “Melhor Cartão de Pontos 2019”.

Redunicre aceita pagamentos com Iphone e Apple Watch em 96.000 terminais com a funcionalidade Contactless.

UNICRE e as marcas comerciais (UNIBANCO e Redunicre) reforçam a presença nas redes sociais.

Introdução de um piloto de teletrabalho com algumas equipas. 

Prémio Compara Já Melhor Cartão Pontos 2019 - Cartão Unibanco
Pagamento contacless

2020

UNICRE lança oficialmente uma nova arquitetura de marcas (UNIBANCO e agora REDUNIQ), corporizando no seu posicionamento o desafio de simplificar e facilitar toda a experiência de pagamento – “Ligamos Pessoas, Empresas e Tecnologia, proporcionando experiências de pagamento únicas”.

UNICRE concede mais de 1500 moratórias públicas e privadas, a várias famílias portuguesas, através da App UNIBANCO.

Lançamento do REDUNIQ Smart, o novo terminal de pagamentos Android.

Produção de novos cartões UNIBANCO, com uma nova imagem e produzidos em materiais mais ecológicos (PVC degradável).

Alargamento da oferta da REDUNIQ, com o lançamento do Pagamento de Serviços nas soluções online.

Lançamento de um novo serviço de informação – REDUNIQ INSIGHTS – que apresenta dados, periodicamente, sobre o retalho nacional, suportando empresas na tomada de decisões de desenvolvimento de negócio.

Unicre Missão Unibanco e Reduniq

2021

Marco histórico – Mudança de SEDE da UNICRE – para um novo espaço de piso único, com cerca de 2.500 metros quadrados e, que, através de uma arquitetura open space, proporciona uma cultura de trabalho de partilha, de transparência e de envolvimento, entre todos os Colaboradores e Parceiros da UNICRE.

Novo máximo histórico de valor transacionado em apenas um ano – 20,4 mil milhões de euros e quase 600 milhões de transações na REDUNIQ.

Lançamento da Conta UNIBANCO, uma conta 100% digital, que pode ser movimentada através de um cartão virtual pré-pago recarregável – primeira oferta “sem crédito” do UNIBANCO.

Lançamento do REDUNIQ Easy, uma solução que permite aceitar pagamentos por cartão, segundo uma mensalidade fixa, sendo que o cliente não tem que se preocupar com várias taxas até um certo número de transações.

Associação da oferta de cartões UNIBANCO às wallets de pagamentos digitais, Apple Pay, Fit Bit Pay e Garmin Pay.

Sede Unicre 2024
Reduniq Recorde Faturação 2021

2022

UNICRE juntou-se à We Help Ukraine,  integrando as soluções de pagamento da REDUNIQ na plataforma de donativos da instituição.

Lançamento da nova solução “QR Code Estático MBWay”, nos transportes Coletivos do Porto.

A possibilidade de fracionamentos sem custos foi alargada a todos os Produtos UNIBANCO Particulares.

Lançamento do Cartão Oferta Alegro, um cartão pré-pago que pode ser usado para fazer pagamentos nas lojas aderentes dos espaços Alegro Alfragide, Alegro Castelo Branco, Alegro Montijo, Alegro Setúbal, Alegro Sintra e Sintra Retail Park.

Campanha VISA Mundial FIFA Qatar, através da qual o UNIBANCO e a VISA premiaram um Cliente e um acompanhante com voos, estadia em hotel de 5 estrelas e bilhetes para dois jogos para o Campeonato do Mundo de Futebol FIFA Qatar 2022.

Disponibilização de pagamentos com Google Pay.

Novo máximo histórico de valor transacionado em apenas um ano – 27 mil milhões de euros transacionados na REDUNIQ.

2023

Lançamento do Parcela Já com UNICRE, uma oferta de Buy Now Pay Later, que permite aos comerciantes oferecerem aos seus Clientes a possibilidade de parcelamento, diretamente no terminal de pagamento, sem juros.

Lançamento oficial do REDUNIQ Soft, uma nova solução que permite aceitar pagamentos através do smartphone.

Projeto MassTransit no metro de Lisboa, que possibilita aos passageiros ocasionais usufruir de toda a rede do Metro de Lisboa de forma rápida, simples e segura, utilizando apenas um cartão de débito ou crédito, smartphone ou smartwatch com tecnologia contactless nos canais de validação.

Simplificação da oferta UNIBANCO, através do lançamento de um único cartão, o cartão UNIBANCO.

Adesão ao GRACE – Empresas Responsáveis, uma associação empresarial de utilidade pública, sem fins lucrativos, que atua nas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

REDUNIQ Soft foi reconhecido com o prémio ACEPI Navegantes XXI para Melhor Projeto de Evolução Digital no Comércio de Proximidade.

Plantação de 1400 árvores no pinhal de Leiria, no âmbito do Movimento Empresarial para a Reciclagem de Cartões com Componentes Eletrónicos (Merece).

Prémios ACEPI REDUNIQ Soft